
Aprendizagem -
Leitura e Escrita
A avaliação fonoaudiológica especializada em Linguagem Escrita, como é chamada a área da Fonoaudiologia que estuda o processo de Aprendizagem, é o procedimento de coleta de informações e dados, baseado em evidências científicas, direcionado para a investigação de habilidades, alterações e dificuldades que envolvam:
• Linguagem Oral;
• Linguagem escrita e leitura (distúrbios de aprendizagem);
• Fala (omissões, substituições e distorções na produção dos fonemas);
• Motricidade Orofacial (condições anatômicas e funcionais das estruturas bucais)
• Voz (qualidade e intensidade vocal)
O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento. Na maioria dos casos, é realizado contato com a escola para maior conhecimento do desempenho escolar do paciente.
Além da avaliação clínica, o fonoaudiólogo poderá, se necessário, solicitar avaliação com outros profissionais, como o psicólogo ou neurologista. Poderá, ainda, requerer exames da área fonoaudiológica, como por exemplo, a Audiometria e o exame de Processamento Auditivo.
Dentre os Distúrbios de Aprendizagem mais comuns está a Dislexia.
O que é Dislexia?
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e escrita.
É considerada um transtorno específico da aprendizagem porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de estudantes, sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.
Características comuns da dislexia incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.
Há diferentes graus de dislexia, descritos como leve, moderado e severo. O grau de dislexia baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.
Como a Fonoaudiologia pode ajudar?
A Fonoaudiologia é a Ciência que estuda a Comunicação Humana.
É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos, dentre eles, a Linguagem Escrita.
Avaliação:
A avaliação consiste em uma sessão de entrevista com os responsáveis para conhecermos o histórico do paciente em detalhes.
Após a entrevista, são realizadas sessões onde são aplicados protocolos com validade científica, de acordo com a faixa etária e desenvolvimento de cada pessoa.
Tratamento:
O tratamento consiste em sessões de terapia e a fonoaudióloga trabalha em conjunto com a equipe que assiste o paciente, incluindo outros profissionais, a escola e a família.