
TAAC
(Terapia de Cabine)
O treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC), também conhecido como Terapia de Cabine, pois é realizado dentro de uma cabine acústica) utiliza estímulos externos para modificar a estrutura da via auditiva e fortalecer as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo central.
Também auxilia nos processamentos linguístico e fonêmico necessários para a compreensão da Fala e para aquisição da Leitura e Escrita.
Como medida de intervenção, o paciente é submetido a 12 sessões a 16 sessões (1 vez por semana) de sessões fonoaudiológicas de 45 minutos cada, por meio de treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC). Como complemento, são enviadas tarefas monitoradas para serem realizadas diariamente e para estimular todas as habilidades auditivas.
Para o treinamento auditivo são utilizados estímulos auditivos especiais, verbais e não verbais, em atividades de apontar figuras, frases, palavras e sílabas, reproduzir padrões sonoros e repetir estímulos sonoros em tarefas monóticas e dicóticas realizadas dentro e fora da cabine acústica, afim de trabalhar as habilidades auditivas alteradas.
Após o tratamento, o paciente deve repetir o exame do PAC para medir a evolução.